HGM Produções e Eventos

Blog

25 de Maio, 2018

Iluminação de Casamento: muito mais que um mero detalhe

O casamento é um momento muito especial na vida de um casal, então merece ter uma iluminação que dê vida aos convidados e aos noivos, e que realce os detalhes do ambiente, preenchendo os cantos vazios e deixando o espaço aconchegante.  

 

Cada casal sonha com um tipo de casamento específico, alguns preferem realizar a cerimônia na igreja e a festa em um salão, outros querem que a festa e a cerimônia aconteçam ao ar livre. No entanto, independente do tipo de evento, é importante que o ambiente tenha um clima romântico e charmoso. E nada melhor que a iluminação para unir decoração, sonorização e buffet de forma harmônica.

 

É preciso criar uma atmosfera festiva também, que não deixe os convidados parados na hora da pista de dança. Então, a melhor escolha é programar cada atividade proposta para o evento, determinando quais equipamentos de iluminação serão utilizados em cada etapa.

 

Se você pretende se casar e já está planejando o grande dia, mas ainda não pensou no quesito iluminação, nós vamos dar algumas sugestões que podem te ajudar a tornar seu casamento um evento inesquecível, tanto para o casal quanto para os amigos e a família.

 

Se você quer criar um ambiente mais tradicional, com uma iluminação charmosa e intimista, luz de velas são uma boa pedida. Elas podem ser usadas em castiçais, candelabros nas mesas dos convidados, em potes de vidro e até mesmo em lustres, garantindo um clima mais sofisticado ao ambiente. Agora, se a ideia é ornamentar, é possível montar arranjos para evidenciar as cores das flores, ou projetar estruturas redondas que ficam presas no teto, decoradas com velas e folhagens. Na pista de dança, as velas em arranjos aéreos podem criar a sensação de um céu estrelado.  

 

Outra opção elegante são os lustres que, além de compor a decoração do casamento – in door -, podem ser pendurados em pontos estratégicos, em cima do bolo ou no meio da pista de dança. Agora, se você pretende criar um ambiente minimalista, lâmpadas comuns proporcionam um toque delicado e charmoso, tudo vai depender do local onde você posicionar as luzes.  

 

Já as lâmpadas de LED, garantem um aspecto mais moderno ao casamento, àquelas com efeitos coloridos são perfeitas para iluminação da pista de dança. Também podem estar atrás de uma cortina, criando um ambiente ótimo para fotografias. Ou elas mesmo podem compor uma cortina de luz. Lanternas orientais trazem um clima mais caloroso para o espaço, e você pode mesclar luzes amarelas e vermelhas, deixando o casamento ainda mais charmoso. Independente do ambiente, cantinhos iluminados com cascata de lâmpadas pequenas, velas ou até mesmo com as lanternas orientais, transformam o lugar num cenário incrível.

 

As luzes também podem ser parte da decoração, com desenhos ou letreiros iluminados, trazendo os nomes dos noivos ou frases de amor. Para os mais modernos, poder ser montada uma instalação que homenageei os anfitriões do dia e ainda garanta tom singular ao casamento. Outra ideia de decoração funcional são os caminhos iluminados, que independem do estilo da luz e podem conectar os espaços da festa.

 

Em ambientes externos, árvores e outras plantas presentes no espaço podem compor a decoração, quando são adicionadas luzes ao redor de troncos e galhos. Outra opção são os varais de lâmpadas, cruzando o espaço acima dos convidados, dando um toque vintage e romântico ao casamento ao ar livre.

 

Se você não quer arriscar nas cores da sua iluminação, os tons âmbar são um clássico em casamentos. A cor amarela alaranjada confere um clima quente e acolhedor, dando a impressão de pôr-do-sol em ambientes mais escuros, e iluminando de forma suave os espaços mais claros. Se estiver posicionada em lugares estratégicos, a iluminação âmbar cria um aspecto cenográfico, que valoriza as cores das roupas dos convidados, dos noivos e dos objetos de decoração, além de transformar espaços vazios em locais acolhedores.

 

A luz na pista de dança deve ser programada de acordo com sonorização da festa, acompanhando o ritmo da festa. Ali, a ideia é criar um clima festivo que deixe os convidados para cima. Uma boa pedida são as luzes coloridas, globos refletivos, pistas de dança de LED, e até mesmo os strobles. Entretanto, é necessário equilíbrio para que a luz não sobrecarregue o ambiente, impossibilitando fotografias de qualidade.

 

É importante ressaltar que, os estilos e montagens de iluminação podem ser mesclados. Já que, uma festa iluminada apenas com velas deixaria o ambiente muito escuro. Ou pelo contrário, apenas lâmpadas brancas de LED deixariam o ambiente muito frio.

 

Por isso, uma equipe técnica especializada garante a harmonia da iluminação no casamento, proporciona segurança aos convidados e não deixa que nada saia fora daquilo que foi planejado. Esperamos que essas dicas te ajudem na hora de projetar a iluminação desse dia tão especial! Quer saber mais? Acompanhe a HGM.

Iluminação