HGM Produções e Eventos

Blog

06 de Abril, 2018

5 Cuidados Que Você Deve Ter Na Hora De Sonorizar Seu Evento

Para garantir o melhor resultado do seu evento todos os detalhes devem receber atenção refinada, e não é diferente com a sonorização. Apesar de ser um recurso enriquecedor, exige planejamento técnico, equipamentos de qualidade e feeling para lidar com situações adversas.

 

1 - Planejamento

Cada evento tem sua particularidade e pensar o projeto inicial vai de acordo com o que se pretende realizar, um evento corporativo, uma festa, um casamento ou show. Não existe um padrão para todos.

 

Conhecer previamente o local do evento é imprescindível para o projeto de sonorização. A partir daí o planejamento pode considerar a acústica do local, lidar com possíveis irregularidades que interfiram no som e analisar quais equipamentos serão utilizados.

 

2 - Acústica do ambiente

Fique atento na hora de escolher o local da sua festa, uma acústica ruim pode comprometer a sonorização. Um recurso para melhorar a deficiência acústica de um ambiente fechado, por exemplo, é utilizar objetos como difusores de som, como itens de decoração, plantas, cortinas, ou deixar janelas e portas abertas, para que o som se espalhe e seja absorvido gradualmente, ao invés de incidir direto nas paredes lisas.

 

3 - Equipamentos e adequações

Considere as dimensões do local, o número de convidados e se o evento conta com apresentações ao vivo, para estabelecer a quantidade e disposição do aparelhamento. Uma dica simples para a sonorização uniforme do ambiente é utilizar caixas acústicas distribuídas entre 4m e 8m. A potência das caixas deve ser acertada de acordo com a distância dos ouvintes.

 

Se o seu evento conta com uma pista de dança, escolha um local acessível para o público, pode ser um ponto central. Utilize caixas acústicas maiores, suspensas e direcionadas para o centro da pista, assim você mantém a área de dança animada e os demais espaços com o som mais ameno.

 

4 - Monitoramento

A sonorização perfeita de um evento pode exigir muita atenção em vários detalhes. Vale contratar um profissional técnico de som para monitorar a qualidade acústica do ambiente, durante um show ao vivo, uma exibição audiovisual ou apresentação com microfones. Nunca deixe o dono da festa com um microfone mudo em cima do palco.

 

5 - Som, luz e decoração

Outra dica que pode valorizar o seu evento é a correta sincronia entre som, luz e decoração. Utilize a decoração como referência para a sonorização, um ambiente mais sofisticado pede músicas mais refinadas, e a iluminação também deve respeitar essa harmonia.

 

Escolha o repertório de acordo com tipo de evento, vale atentar-se para manter a sonorização em sintonia com os momentos da festa. O som ambiente inicial pede músicas mais calmas acompanhadas de iluminação leve, momentos dançantes e mais animados, com música e iluminação mais agitadas e na mesma sincronia.

 

Algumas dessas dicas são indispensáveis para o projeto de sonorização, como o planejamento prévio e estrutura técnica. Apostar no melhor investimento é a decisão certa para o sucesso do seu evento.

Sonorização