HGM Produções e Eventos

Blog

18 de Maio, 2018

Trilhas sonoras inesquecíveis para a hora do "sim"

Escolher as músicas que vão compor e harmonizar seu casamento, não é lá uma tarefa muito fácil. Requer tempo, cuidado e linearidade. As possibilidades são as mais diversas e dependem muito do gosto dos noivos. Outros aspectos estão ligados às particularidades que cada momento pode ter em relação a sonorização. Alguns pedem músicas mais introspectivas, românticas e profundas. Em outros, a ideia é levar os convidados e os noivos para o alto, não deixando ninguém parado.

 

A música precisa emocionar, provocando sentimentos e sensações nos convidados, ao mesmo tempo, precisa ajudá-los a soltarem os corpos. Essencialmente, precisa agradar os anfitriões do dia e, além disso, contar a história do casal. Foram elas - as músicas - que provavelmente marcaram vários momentos da vida a dois, desde o primeiro beijo, até aquelas músicas que foram se tornando parte da trilha sonora da vida do casal, e agora nesse dia tão especial, é a sonorização que vai ditar o ritmo.

 

É importante ter em mãos, toda a programação do cerimonial até o fim da festa e, a partir daí, construir um setlist que seja harmônico. É muito desconfortável aquele vai e vem de músicas sem conexão nenhuma, isso desanima os convidados e provavelmente os noivos. Uma dica é desenvolver a trilha no mesmo ritmo em que a músicas se relacionam à vida do casal, mas sempre criando transições em que a melodia não se rompe bruscamente, a não ser que essa seja a ideia do momento.

 

Pode ser que os noivos sejam bem ecléticos e deixem a programação inteira na mão dos músicos e Djs. Ou eles podem ser muito exigentes, e gostar mais de determinados estilos musicais e repudiar completamente outros, assim é necessário se adaptar completamente às escolhas do casal. Se não, uma boa pedida é tocar os clássicos ou os hits da atualidade.

 

Entretanto, o Dj no comando pode improvisar, se a ideia é manter a pista de dança animada. Além disso, uma playlist diversificada atrai um maior número de convidados. Outro aspecto importante diz respeito à outras atrações na festa, como uma banda. E nesse sentido é essencial determinar o momento certo da apresentação, deixando o Dj tocar no início e no final da festa, já que ele possui um repertório mais diversificado. A atração ao vivo prepara a pista para o Dj, mas um não é menos importante que outro, o ideal é que eles se complementem.

 

Agora vamos ao cronograma

 

Cerimônia - Cada momento da trilha sonora deve estar sincronizado com as programações do evento. Na cerimônia, músicas solenes e com presença são indicadas para a entrada dos pais e padrinhos. Na entrada do noivo, músicas famosas do cinema, clássicos ou algum rock and roll mais tranquilo, podem ser uma boa pedida. A chegada da noiva é o momento mais esperado, então escolha uma música muito especial e surpreendente, ou vá com a clássica marcha nupcial. A saída dos noivos é mais descontraída, então uma boa opção é aquela música que consiga representar a história do casal.  

 

Festa – Na recepção dos convidados é importante fazer uma transição sonora, que comece com músicas de ambientação e aos poucos vá animando, até a entrada dos noivos. Nesse momento, o Dj deve deixar o som mais alto, chamando a atenção dos convidados. Uma música bem para cima deve marcar esse momento único. Em seguida, no momento do corte do bolo e do brinde, as músicas que lembrem a história do casal entram em cena, agora, com o volume mais baixo que o normal para que as palavras dos noivos possam ser ouvidas.

 

Eis que chega o momento singular da primeira dança. Aqui, são deixados de lado todos os convidados e tudo o mais que estiver em volta. É também a música mais difícil de se escolher a princípio. Então, você pode optar pelas clássicas valsas, alguma música que demande uma coreografia elaborada, aquelas mais calminhas e românticas ou até mesmo uma bem festiva. Pode até ser que o casal já tenha a trilha sonora pronta na cabeça, no entanto, a música deve representar mais do que nunca a história e o amor existente entre os noivos.

                                                                                            

Declarada aberta a pista de dança, as possibilidades sonoras são expandidas. Cada casal pode escolher a forma como o setlist vai seguir e quais estilos vão compor a festa. Entretanto, uma linearidade é muito importante e deve transportar os convidados desde o momento mais tranquilo do começo da festa, passando pelo ápice com músicas muito animadas que deixem a pista fervendo, até àquelas mais nostálgicas que podem encerrar o evento. É importante lembrar que se o casamento contar com outras atrações, como bandas, é preciso planejar os momentos mais enérgicos e aqueles de transição entre Dj, banda e Dj novamente.

 

Se você ainda ficou na dúvida, separamos uma coletânea que pode te ajudar a incrementar sua playlist de casamento.

 

Cerimônia:

1 – Your Song (Elton John)

2 – Crazy Love (Van Morrison)

3 – Perfect Duet (Ed Sheeran & Beyoncé)

4 – All of Me (John Legend)

5 – Do Interior (Castello Branco)

 

Dança dos noivos:

1 – Quando Bate Aquela Saudade (Rubel)

2 – You’re My Best Friend (Queen)

3 – Home – (Edward Sharpe & The Magnetic Zeros)

4 – Só Sei Dançar Com Você (Tulipa Ruiz)

5 – Pra Sonhar (Marcelo Jeneci)

 

Festa:

1 – Don’t Stop ‘Til You Get Enough (Michael Jackson)

2 – Let’s Dance (David Bowie)

3 – Taj Mahal (Jorge Ben Jor)

4 – Nossa História de Amor (Tim Maia)

5 – Bella Ciao (Hugel)

 

 

Uma trilha sonora bem elaborada garante fortes emoções em sua festa de casamento, seja causando lágrimas ou sorrisos, mas só de alegria. Esperamos que essas dicas possam te ajudar na hora de planejar a sonorização desse dia tão especial na vida do casal. Mas lembre-se, contrate uma equipe especializada no assunto e garanta a qualidade e a segurança do seu evento. Quer saber mais? Acompanhe a HGM.

Sonorização