HGM Produções e Eventos

Blog

11 de Maio, 2018

Roteiro de efeitos especiais no seu casamento, o melhor momento para cada um deles

Hoje, vamos propor uma roteirização da cerimônia de casamento em duas vertentes que se completam. Primeiro é preciso descrever os vários momentos da programação do evento, para em seguida e a cada passo, adicionar os efeitos especiais que melhor atendam os desejos das noivas e noivos.

 

Na hora de planejar seu casamento existem alguns protocolos que podem ser trilhados, se a ideia é seguir o ritual da cerimônia. Isso não quer dizer que você não possa inovar e fazer do jeito que mais lhe agrade. Pensando assim, vamos dar algumas dicas que podem te guiar no momento de projetar esse dia tão especial.

 

O uso de efeitos especiais pode começar na saída dos noivos, padrinhos, damas e pajens do cerimonial de casamento. Se o evento acontecer em um salão fechado, a equipe técnica pode preparar um esquema de fogos de artifício na saída do local, marcando esse momento tão importante, com o glamour que ele merece. Se a cerimônia for ao ar livre, uma boa ideia é posicionar os fogos atrás dos noivos, ficando a vista de todos os convidados. É importante priorizar a segurança do evento, contratando uma equipe especializada, que tenha experiência no manejo de efeitos pirotécnicos.

 

Com cerimônia religiosa ou não, a próxima etapa é a hora de festejar. Tudo começa com a entrada dos noivos na recepção, um momento muito emocionante. Será o primeiro contato direto com os amigos e familiares, dedique uma seleção musical especial para essa ocasião. Um letreiro de néon fluorescente com os nomes dos noivos ou alguma mensagem bonita, é uma boa pedida para enfeitar o espaço da recepção.

 

É importante lembrar que apenas os convidados mais próximos devem participar dessa recepção. A ideia é levar os noivos, pais e padrinhos para um local reservado, onde a iluminação para fotografia esteja propícia. Bolhas de sabão podem ser adicionadas já que, aliadas a uma boa iluminação, proporcionam fotografias incríveis.  

 

Após as fotos, chega a hora dos noivos se dirigirem ao espaço em que vai acontecer a festa. É preciso determinar o momento ideal, em que todos os convidados estejam preparados para receber os anfitriões do dia. E é nesse momento que a máquina de fumaça entra em cena, proporcionando um efeito visual no ambiente, deixando ele denso e luxuoso, ao mesmo tempo em que cria uma esfera misteriosa no espaço. Sincronia é essencial nesse ponto, a fumaça deve entrar antes dos anfitriões e permanecer por algum tempo, sem que ofusque a presença deles.

 

Nesse momento ainda são possíveis outras aplicações de efeitos especiais, como um canhão de luz seguidor, que vai manter os noivos iluminados, garantindo toda atenção para eles. Ou se você quiser inovar, a projeção de vídeo mapeada garante um conceito único ao seu casamento, alterando a percepção visual dos objetos e superfícies no espaço. Outro aspecto muito importante é a música de entrada, o DJ deve deixar o volume do som mais alto que no restante da festa, chamando a atenção dos convidados e marcando aquele instante na memória de todas as pessoas.

 

A próxima etapa é o simbólico corte do bolo, o brinde e os agradecimentos aos convidados presentes, atos que vão oficializar o início da festa. Logo em seguida, começa a música da primeira dança do casal anfitrião. Saem todos os convidados da pista, e só ficam os noivos. Nesse momento, a fumaça ou o gelo seco podem compor os efeitos visuais e até mesmo lasers show ou projeções mapeadas. É um momento muito particular, e deve atender os anseios dos noivos.

 

Declarada aberta a pista de dança, será o ápice dos efeitos especiais. Na abertura você pode optar por uma Chuva de Bexigas, ideal para ambientes indoor ela chama os convidados para a pista. Outro efeito muito utilizado nessa etapa, o Sky Paper(chuva de papel picado), traz a possibilidade de personalização da cor, da textura, das imagens ou até mesmo dos recados nos papéis. A serpentina é um efeito semelhante, porém, mais simples e econômico.   

 

Na pista, a liberdade de efeitos especiais aumenta ainda mais. Podem ser utilizadas pistas iluminadas, como a Pista Cor ou a Pista Painel. Entram em cena, fumaça e gelo seco, além dos lasers show, strobos e projeção mapeada. Entretanto, é bom se atentar para não sobrecarregar a festa com efeitos especiais desnecessários, sempre pensando no conforto visual dos noivos e convidados.  

 

Parte do ritual cerimonial, chega a hora da noiva jogar o buquê. Diferente de antigamente, esse momento se dá no meio da festa, quando a pista de dança está em alta. A noiva pode fazer a convocação em um momento em que todos estejam bem animados. E para dar suporte a esse ritual, pode ser utilizado o Sky Paper novamente,só que agora os papéis podem fazer referência às pétalas de flor do buquê. Além disso, a fumaça pode ser aromatizada, lembrando o cheiro das flores. Somado a esses dois efeitos, um canhão de luz seguidor vai destacar a noiva e a pessoa que pegar o buquê.

 

Por fim, a saída dos noivos pode ser marcada com a presença de fogos indoor, utilizados em forma de cascata ou até mesmo no chão. Para ambientes externos, fogos de artifício podem ser uma boa opção.

 

Efeitos especiais garantem a ambientação da sua festa de casamento, transformando esse dia tão especial em um momento único a ser lembrado, pelos noivos e convidados. Esperamos que essas dicas possam te ajudar na hora de planejar seu casamento. Lembre-se, contrate uma equipe especializada no assunto e garanta a qualidade e a segurança do seu evento. Quer saber mais? Acompanhe a HGM.  

 

 

 

Iluminação