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06 de Junho, 2018

Projeção Mapeada em Eventos Corporativos

Se você pretende realizar um evento corporativo que seja memorável e, ainda assim, inovador, uma boa pedida são as projeções mapeadas (video mapping). Mesmo tratando-se de uma novidade para a maioria das pessoas, a projeção mapeada foi lançada em 1969 pela Disneylândia, utilizada na atração Mansão Assombrada.

 

A tecnologia trata-se de uma projeção de animação gráfica ou de imagens, que precisa levar em consideração a superfície onde será exibida, a fim de retratar um efeito mais realista. Pode ser em um edifício, uma fachada ou qualquer outro ambiente arquitetônico, como espaços internos de salões. E diferencia-se das demais projeções pois precisa adaptar-se ao espaço em que foi escolhido para ser projetado.

 

O efeito visual tem chamado cada vez mais atenção, por causar a sensação de realidade da projeção, como se as imagens fizessem parte do local em questão. Sendo possível a criação de ambientes bi e tridimensionais, com animações que podem interagir umas com as outras. A ideia é que os vídeos ganhem efeitos de movimento, profundidade e integração aos espaços.

 

E, antes de fazer qualquer projeção, é preciso que a animação seja criada com base no formato do ambiente em que será exposta, fazendo com que ela se encaixe perfeitamente ao local e aos objetos presentes. Para isso, são utilizados softwares que mapeiam o objeto físico e criam uma versão em ambiente digital. Em seguida, são determinadas as orientações x-z-y e as lentes de projeção são configuradas a partir disso. É importante destacar também que as superfícies não precisam ser lisas, mas é preciso criar artes gráficas que se adaptem às formas e não se distorçam.

 

A fim de proporcionar experiências únicas, os eventos corporativos precisam ser inovadores - mesmo que sejam relativos a assuntos sérios -, e a projeção mapeada pode trazer um tom artístico e criativo ao seu evento. A ideia é que a projeção mapeada torne o evento corporativo mais interessante e traga a sensação de modernidade, essencial às empresas. Além disso, é bem mais atrativo que uma simples projeção, auxilia na apresentação da mensagem e proporciona maior fixação na memória dos convidados. Se a proposta é engajar o público, é possível projetar imagens relacionadas aos produtos ou serviços que a organização deseja promover.     

 

Antes de qualquer coisa é preciso planejar a projeção e isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho da produção. Essencialmente você vai precisar de uma equipe profissional que domine cada uma das áreas relacionadas à projeção mapeada, como: artistas digitais (especialistas em 3D e After Effects), profissionais de marketing e roteiristas. Entretanto, na prática a equipe é composta pelo gestor de conteúdo, que toma conta da parte criativa, e o técnico de projeção, que gerencia a parte técnica dos projetores. A partir disso, é possível preparar a modelagem da estrutura e aplicá-la à superfície.

 

Os projetos variam muito em relação à complexidade, de acordo com os objetivos do cliente. Porém, existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para que sua projeção corra bem durante o evento. Antes mesmo de criar o conteúdo, é preciso fazer uma visita de campo ao local onde será realizado o evento, para definir as características do projeto. Locais com vários detalhes, janelas e outros elementos arquitetônicos permitem a criação de efeitos mais interessantes.

 

A próxima etapa é criar o conteúdo, e é aí que entram em cena alguns softwares que são utilizados para criar a animação ou podem automatizar o processo, exigindo apenas imagens e vídeos de base. Com o conteúdo pronto, devem ser realizados ensaios, principalmente nas projeções de fachada, pois apresentam maior complexidade. No processo de montagem é preciso avaliar a luminosidade do ambiente, a posição e angulação do projetor, assim como as cores presentes no ambiente. Locais com tonalidades mais claras são uma boa pedida, já que os tons mais escuros podem distorcer as projeções.

 

Outros cuidados devem ser tomados ao se fazer a projeção mapeada em um evento, como a localização do projetor, que deve estar em um local discreto e a uma distância correta da superfície e, além disso, não devem existir objetos que interfiram a projeção e possam criar sombras. É essencial avaliar também as dimensões das superfícies, as texturas dos materiais e, além disso, pensar no projetor adequado para cada situação, levando em conta a potência dele e seu formato de projeção.

 

Ainda existe a possibilidade de criar projeções holográficas, com a projeção direcionada para um material transparente de acrílico ou de vidro, recoberto por uma película específica que dá a sensação de que o objeto está flutuando. É importante destacar que geralmente a projeção é acompanhada da sonorização, então é importante ter em mãos um roteiro musical, que mantenha a harmonia entre a projeção e a música.

 

A projeção mapeada garante que seu evento corporativo seja marcante e é um jeito muito criativo de ornamentar sua produção. Esperamos que essas dicas possam te ajudar na hora de planejar sua projeção e, para garantir que tudo dê certo na hora H, contrate uma equipe especializada no assunto. Quer saber mais? Acompanhe a HGM.

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