HGM Produções e Eventos

Blog

04 de Maio, 2018

Iluminando o casamento: dicas infalíveis para acertar

 

 

Quer proporcionar uma cerimônia inesquecível aos seus convidados, cheia de luz e vida? Para isso vamos te ajudar a planejar a iluminação do seu casamento, com algumas dicas que farão toda diferença na hora de estruturar e realizar o evento.

 

1 – Antes de qualquer coisa, é bom ter em mente a importância da iluminação em um casamento. É ela que dá a ambientação ao espaço, deixando-o mais aconchegante, romântico ou descolado. Pode evidenciar detalhes e locais ou ocultá-los, direcionando os olhares dos convidados e valorizando o espaço da cerimônia, aumentando ou diminuindo os ambientes. Vale a pena ressaltar que tanto os noivos, quanto os convidados devem estar bem iluminados durante a cerimônia.

 

2 – Outro aspecto muito importante é o local e o horário da cerimônia, que interfere diretamente na escolha da iluminação adequada. É preciso analisar a escala de temperatura das cores presentes no espaço, separando elas entre as luzes quentes e frias. Identificadas, é essencial que não haja confusão entre elas, pois isso desequilibra as cores da fotografia, que depende diretamente de uma iluminação de qualidade.

 

3 – Identifique qual a proposta que mais te agrada em relação a temperatura da iluminação. A quente tem uma tonalidade mais amarelada, obtida através da luz de velas, lâmpadas incandescentes e até mesmo a luz natural do sol. Suas características proporcionam uma sensação de conforto e aconchego. Já as luzes frias são encontradas em lâmpadas fluorescentes e de LED, possuindo uma tonalidade azulada. São ideais para o momento da festa na pista de dança e garantem a animação dos convidados, porém não colaboram com as fotografias.

 

4 – Os horários das cerimônias definem essencialmente quais estilos e qual o equipamento de iluminação que deverá ser utilizado. Se o casamento for ao ar livre, é melhor escolher uma hora em que o sol não vá atrapalhar os convidados e as fotos. Preferindo realizar a cerimônia até às 11h da manhã ou a partir das 16h, quando o sol já está mais baixo. É importante ressaltar que, se o casamento ocorrer na transição entre o dia e à noite, é válido deixar a iluminação preparada para que a cerimônia não fique no escuro por algum momento, atrasos acontecem então é melhor garantir.  

 

5 – A cerimônia, religiosa ou não, exige uma iluminação que se difere completamente do momento da festa. O ideal é utilizar cores quentes, como as proporcionadas pela luz de velas, que romantizam e deixam o ambiente mais charmoso, além de potencializar os arranjos florais. Entretanto, é necessário combinar as velas com outras luzes quentes que tenham maior alcance de iluminação, evitando que o espaço fique muito escuro. Mas lembre-se de não iluminar o mesmo objeto com dois pontos de luz.

 

Além disso, é importante atentar-se à segurança, deixando as velas fora do alcance de crianças e longe de materiais inflamáveis. Uma boa escolha é colocá-las em castiçais, candelabros, lamparinas ou potes de vidro em locais estratégicos, como mesas, bancadas e halls de entrada, sempre pensando na segurança do evento.  

 

6 – A iluminação cênica também é uma boa pedida, quando a intenção é destacar objetos e alguns pontos do ambiente como: árvores, arranjos no chão e painéis. Já a luz âmbar é ideal para as fotos, porém não pode incidir diretamente nos convidados e deve ficar virada para a parede, evitando que a pele fique manchada nas fotografias.

 

7 – Dentre os mais variados equipamentos de iluminação, você pode optar por lanternas de papel chinesas, indicadas para eventos noturnos, proporcionam um ambiente descolado e glamouroso. Outra opção são as luzes de fada, conhecidas como varal de luzes, proporcionam um ambiente romântico e também são indicadas para casamentos diurnos. Ambos os estilos de iluminação devem ser utilizados em áreas abertas e verdes, no segundo caso é ideal utilizar uma árvore como cenário, transformando-a em uma fonte de luz incrível.

 

8 – Aqueles casamentos com uma proposta mais contemporânea, podem trocar os castiçais por lâmpadas comuns. A ideia é deixar a fiação dos lustres e lâmpadas exposta, fazendo uma mistura entre os diferentes tamanhos e formatos. Cortinas de luz e mobiliário iluminado são outros recursos que trazem um tom artístico e com design sofisticado à cerimônia.

 

9 – A mesa dos convidados deve contar com luzes suaves e agradáveis, já que eles passarão boa parte do evento ali. Ao destacar o bolo, a iluminação direcionada aos noivos deve ter a mesma intensidade, garantindo fotos de qualidade. Caso o espaço seja pequeno, um lustre pode ser fixado no centro do espaço, direcionando o foco para si.  

 

10 – As luzes frias e coloridas entram em cena na pista de dança, e no palco com o Dj e a banda. No momento da festa, equipamentos como lasers e strobos são essenciais para garantir uma pista de dança quente e animada. Porém, são extremamente prejudiciais às fotografias e filmagens, e não são indicadas para o momento da cerimônia ou da dança dos noivos.

 

Existem diversas maneiras de deixar seu casamento iluminado. Ajudamos você a escolher a que mais se parece com sua cerimônia dos sonhos. Agora é só escolher uma equipe profissional, que proporcione criatividade, qualidade e segurança na hora de dar luz ao seu evento. Quer saber mais? Acompanhe a HGM.  

 

 

 

Iluminação