HGM Produções e Eventos

Blog

25 de Abril, 2018

Efeitos especiais: o detalhe que faz toda a diferença

Mesmo não carregando tanta visibilidade quanto a iluminação ou a sonorização, os efeitos especiais podem criar aspectos singulares na hora de planejar e realizar um evento ou uma festa, elevando o grau de ambiência e proporcionando momentos únicos e memoráveis.

 

Eles estão presentes nos mais diversos estilos de eventos, então o primeiro passo é definir que tipo de celebração você está planejando realizar, para que em seguida possa escolher quais equipamentos vai usar. O aparato técnico vai desde o mais simples até o mais complexo com maiores recursos tecnológicos. Então, é preciso avaliar quanto você está disposto a gastar com os efeitos especiais. Equipamentos de qualidade garantem um resultado final de sucesso, porém, se você não puder investir muito, materiais simples aliados à criatividade podem proporcionar resultados incríveis.   

 

Em seguida, a criação de efeitos especiais de qualidade depende da combinação com as estruturas de iluminação, de sonorização e de decoração do evento. Todos aliados a uma programação de atividades, que mantenha cada aspecto organizado no tempo e no espaço da produção em questão.

 

Outro aspecto muito importante a ser considerado é a segurança na hora de colocar em prática os efeitos especiais do seu evento. Devem ser realizados testes, que definem a possibilidade de acionar os equipamentos sem causar riscos aos convidados. Além disso, podem ser evitados problemas de mau funcionamento dos aparatos técnicos, que ocasionam sérias dificuldades no momento do evento.

 

Se a proposta da cerimônia é contar com banda (s) ou Dj (s), é provável que eles já tenham seus próprios esquemas de efeitos especiais. Aí, é só analisar se o ambiente pode receber esses elementos.

 

São os mais diversos tipos de eventos que se utilizam de efeitos especiais. Vão desde casamentos e aniversários, até baladas, lançamentos de produtos, desfiles, shows e eventos corporativos. A ideia é criar um ambiente de superprodução, que possa impressionar e emocionar os convidados.

 

Entre os efeitos, alguns se adaptam melhor a ambientes fechados, enquanto outros demandam espaços abertos, até mesmo para garantir a segurança do evento. Agora que você já sabe relevância dos efeitos especiais e quais cuidados deve tomar, vamos ver quais os principais equipamentos e em quais propostas de evento eles se adequam melhor. Além disso, é importante destacar que, as atividades realizadas interferem diretamente no roteiro dos efeitos especiais, então uma programação bem organizada garante que nada saia do controle.  

 

Entre os efeitos mais requisitados está o Sky Paper (chuva de papel picado), utilizado em premiações e solenidades. Também é ideal para festas infantis, casamentos, chamada de convidados em formaturas e ainda pode evidenciar a noiva ou a debutante, além de estar presente em algumas baladas. O Sky Paper é utilizado no momento chave da festa, marcando o ápice do evento.

 

É possível personalizar também os papéis e definir a cor, a textura, as imagens ou até mesmo recados. Além disso, é importante delimitar o espaço do efeito especial para evitar acidentes, caso haja pirotecnia ou decoração com velas.

 

Outro efeito comumente usado e que se assemelha muito com a chuva de papel, é a Serpentina. Também acionada por uma máquina, é utilizada em festas mais descontraídas e é mais indicado que seu uso fique restrito ao palco.  

 

Agora, se ideia é deixar as coisas um pouco mais quentes, os Fogos Indoor são uma boa pedida. E, apesar do nome, são conhecidos como fogos frios por não apresentaram riscos de incêndio, queimadura ou explosão, já que são produzidos especialmente para ambiente internos. São usados em shows, cenários, desfiles, saída dos noivos do casamento e chegada da debutante. Aparecem sob a forma de cascata ou no chão, próximo ao palco.

 

Onde há fogo, tem máquina de fumaça. Nesse caso é ela que dá um efeito visual na pista de dança, desenhando as luzes e criando um ambiente denso, glamoroso e cheio de mistério. Está presente também na entrada de anfitriões na festa, sejam noivos, aniversariantes ou formandos. E se você quiser ir mais além ainda existem algumas fumaças aromatizadas, que darão um toque especial para o seu evento.  

 

Se você está em busca de um efeito com uma fumaça mais leve, mas sem perder o ar misterioso, o Gelo Seco é uma boa opção. A fumaça baixa, próxima ao chão, dá a impressão de que são pequenas nuvens. Esse efeito está presente em eventos tradicionais, muito utilizado em festas de casamentos, proporciona um clima mais amistoso.

 

Encontradas principalmente em festas infantis (por atraírem as crianças), ou em festas nostálgicas que remontam às décadas de 80 e 90, as Bolhas de Sabão proporcionam um clima jovial e charmoso. Além de ser um efeito simples e de baixo custo, quando está aliado à iluminação adequada, proporciona ótimas fotografias.

 

E se o assunto são as bexigas, você pode optar por dois efeitos. O primeiro é a Chuva de Bexigas, voltado para áreas internas, pode abrir a pista de dança. É ideal também para aniversários, na hora dos parabéns ou no encerramento do evento. O segundo efeito é a Revoada de Bexigas, voltado às áreas externas traz um efeito alegre e ainda é sustentável, pois o látex se decompõem facilmente.

 

Além dos efeitos convencionais, existem outros menos comuns, mas que darão um toque especial ao seu evento. Como é o caso do letreiro de néon fluorescente, utilizado para enfeitar mesas ou paredes e até mesmo o palco. Se o evento for ao ar livre, podem ser utilizados fogos de artifício. Em casos onde o ambiente conta com piscina, é possível criar projeções geométricas na água. Ou se o espaço for indoor você pode adicionar uma cascata de água. Ainda é possível utilizar um canhão de luz seguidor – que mantém o foco em alguém -, ou até um laser show que projete figuras e nomes.

 

São inúmeras possibilidades de efeitos especiais. Você já sabe qual se adequa melhor ao seu evento? Agora é só escolher um serviço especializado, que garanta a qualidade, sucesso e segurança na hora de planejar e executar os efeitos. Quer saber mais? Acompanhe a HGM.  



Iluminação