HGM Produções e Eventos

Blog

18 de Abril, 2018

Como Tornar Inesquecível o seu Casamento com a Sonorização

Escolher qual a trilha sonora que irá compor seu casamento é um dos passos mais importantes na hora de planejar essa celebração tão especial.

 

É preciso identificar qual estilo de casamento os noivos estão buscando, algo mais tradicional com cerimônia religiosa dentro da igreja, acompanhada ou não de festa. Ou até mesmo um evento a céu aberto.   

 

Para isso, vamos separar as particularidades de cada estilo de casamento e propor um esquema que possa te auxiliar na hora de projetar a sonorização desse evento, evitando problemas técnicos e transformando-o em um momento memorável.  

 

Essencialmente as músicas estão presentes em quase todos os momentos de um casamento. Desde a recepção, à cerimônia religiosa com a entrada da noiva que vem acompanhada pela marcha nupcial.  Até o momento da festa que pode contar com DJ, banda ou até mesmo os dois juntos. O ideal é aliar sonorização e iluminação, tendo em mãos a programação que vai compor o evento.

 

A recepção pode ser feita por uma equipe musical especialista em arranjos de casamento ou por um DJ, que mantenha um clima descontraído e tranquilo que possa harmonizar a cerimônia e os convidados.

 

Já na igreja, mesmo atendo-se a trilha sonora tradicional, muitos grupos musicais personalizam sua apresentação adequando-se aos pedidos dos noivos. E podem contar com música instrumental e coral, músico solista ou a orquestra completa. É importante escolher uma equipe que conte com técnicos e assistentes cerimoniais que possam auxiliar na produção da sonoridade do casamento.

 

Outro aspecto importante é a acústica do espaço escolhido para realização da cerimônia. Mesmo dentro de um ambiente fechado, as variações são diversas. A arquitetura interfere diretamente na propagação do som. Dentro de um salão ou de uma igreja as propostas sonoras podem soar completamente diferentes, de acordo com o tipo de isolamento acústico, a altura do espaço e até mesmo a quantidade de convidados presentes na cerimônia, que pode abafar ou ecoar o som.

 

Os equipamentos precisam atender as necessidades de cada um desses ambientes. Ao escolher um ambiente ao ar livre é preciso montar um esquema que não deixe o som se dissipar e além disso tomar todo cuidado com os equipamentos que podem estar expostos às adversidades do clima.  Manter um técnico de áudio responsável pela equalização dos instrumentos, vozes e do DJ é outro fator essencial que pode fazer toda diferença na cerimônia.



Sonorização