HGM Produções e Eventos

Blog

01 de Junho, 2018

Como o tratamento acústico pode deixar a sonorização da sua festa incrível

Na hora de planejar seu evento é primordial que o local escolhido seja confortável, bem estruturado e tenha uma boa acústica. Nem sempre esse último fator é levado em consideração, e é aí que ocorrem alguns problemas que podem estragar a experiência sonora em sua festa.

 

Não adianta ter uma seleção de músicas incríveis e alto falantes de qualidade, se a acústica do ambiente não ajudar. Pode ser que o som se dissipa muito fácil e fique baixo, ele pode estar alto e acabar atrapalhando a conversa dos convidados, ou ficar com um aspecto de eco. Outro problema pode ser em relação aos vizinhos do espaço, caso o ambiente não tenha um isolamento acústico, o som vai vazar para fora e provavelmente vai acabar incomodando alguém e sua festa corre o risco de ser interrompida. Para evitar tudo isso, invista em um local que conte com tratamento e isolamento acústico de qualidade e garanta que sua festa seja um arraso.

 

Alguns aspectos são essenciais na hora de escolher o ambiente, entre eles está a presença de mantas feitas com lã de vidro, lã de rocha, entre outros materiais que são utilizados para cobrir os espaços. No piso, são utilizadas para evitar a passagem de ruídos de impacto. Nas paredes e no teto melhoram a inteligibilidade do som, reduzindo a sensação de eco no ambiente, além de evitar que o som saia para fora do local em sua totalidade, ou que os ruídos externos sejam ouvidos.  

 

Painéis acústicos também proporcionam um conforto sonoro, pois absorvem as ondas sonoras indesejáveis e diminuem a reflexão delas para o resto do ambiente. Podem servir para evitar vibrações excessivas e abafar o som. As paredes de drywall também proporcionam qualidade sonora ao local, uma parede com 73 mm de espessura absorve até 38 dB (decibéis) e, além disso também evitam ruídos externos.

 

Esquadrias antirruído se destacam pela vedação superior, já que praticamente não existem entradas de ar, nem de ruídos. São indicadas para o tratamento acústico de fachadas, pois barram o ruído externo. Até mesmo alguns vidros realizam a função de isolamento acústico, como é o caso dos insulados duplos e os laminados. No primeiro caso, podem ser reduzidos até 38dB e no segundo 41 dB.

 

Na hora de projetar seu evento é importante saber o básico sobre acústica, ou contratar logo de cara uma equipe especializada, que te indique o melhor espaço para realização da festa. Mas se você pretende escolher o ambiente por conta própria, vamos te ajudar.

 

O som viaja no ambiente e, a partir da fonte ele é projetado em diversas direções. Uma pequena parcela conhecida como som direto viaja em linha reta, o restante é o som refletido aleatoriamente. No primeiro caso a frequência permanece pura e o tom não se altera, já no som refletido ocorrem mudanças no som original a partir de cada reflexão. Em ambientes com acústica ruim, essas mudanças também são negativas e por isso a necessidade de um tratamento acústico de qualidade.   

 

Com os painéis acústicos essas reflexões negativas são absorvidas, mas cuidado, não são todas elas que devem ser suprimidas. É importante que algumas permaneçam e possam ser dispersadas por difusores. Geralmente, quando essas reflexões são mantidas em sua totalidade algumas frequências aparecem mais que as outras e o som fica desnivelado. Com os difusores, as reflexões se espalham e garantem que o timbre natural seja preservado. Por último, mas não menos importante, as armadilhas de graves absorvem frequências baixas e de banda-larga, o que significa que elas também absorvem as frequências médias e baixas.  

 

É importante lembrar que o tratamento e o isolamento acústico são dois fatores distintos, apesar de ambos proporcionarem o conforto auditivo dos convidados. O tratamento diz respeito a minimização dos ruídos dentro do ambiente, consistindo na instalação de itens que possam melhorar a propagação e a absorção do som no ambiente. Já o isolamento, pode ser incorporado ao projeto de tratamento, mas tem o propósito de evitar que o som ambiente se propague para o exterior ou vice-versa.

 

Outros fatores relativos à acústica tratam-se da escolha dos equipamentos escolhidos para sonorização. As caixas devem estar a uma distância adequada, umas das outras. Quanto mais próximas dos convidados, menos potência deve ser utilizada. Caso o espaço não conte com os materiais adequados de tratamento acústico, objetos absorventes podem ser utilizados, como: cortinas, quadros, tapetes e painéis.

 

As ondas sonoras interagem com o ambiente através de fenômenos como reverberação, ressonância, difração, absorção, eco e reflexão. E podem reduzir ou ampliar seu potencial. A ideia do tratamento acústico é garantir alta qualidade na audibilidade e inteligibilidade do som. Nesse sentido é importante considerar a cobertura e pressão sonora, o ganho e a equalização quanto à qualidade do som.

 

Entretanto, tudo isso só funciona quando o número correto de alto-falantes e potências está instalado. As frequências estão ajustadas entre amplificador, equalizador e alto-falantes. E, além disso, contam com a instalação do sistema e com os testes prévios realizados antes do evento. Para não correr riscos, contrate uma equipe especializada no assunto, entre em contato com a HGM e garanta o sucesso da sua festa.  

 

 

 

 

Sonorização