HGM Produções e Eventos

Blog

16 de Março, 2018

Como Iluminar Corretamente O Seu Palco

 

Você já notou como a iluminação de um palco faz toda a diferença para um show? Ela é capaz de tornar um show em um espetáculo. Para você não errar, separamos algumas dicas básicas para você pensar em como iluminar.

Antes de escolher a iluminação do seu palco, é necessário levar em consideração o tipo de evento que ele receberá. O palco deverá sempre ser planejado por um profissional, mas compreender certos fatores pode te ajudar até a elaborar a dinâmica do seu espetáculo, sabendo os momentos em que evidenciar certos aspectos e/ou criar uma atmosfera diferenciada.

 

Escolhendo o tipo de iluminação

 

O tipo de performance é essencial para determinar o tipo de iluminação a ser utilizada. Para cada apresentação terá uma necessidade de disposição e intensidade diferentes.  Aqui é necessário, também, mapear o tamanho do espaço, para que assim se utilize a melhor disposição de luzes.

 

Apresentações de dança e teatro

Para apresentações de dança que envolvem muitos movimentos, a iluminação precisa ser trabalhada de forma ampla e condizente com o ritmo. É bastante comum para esse tipo de performance utilizar-se de filtros de cores para criar a atmosfera. Se for se utilizar de tais filtros, é necessário ter o cuidado para que o palco possua plano de fundo escuro. Cuidado com exageros que possam desviar a atenção dos dançarinos.

Quando falamos de apresentações teatrais, conhecer o script é essencial para a tomada de decisões. Entretanto, na maioria das apresentações, existe uma regra geral: use luz frontal. A iluminação frontal garante que os atores sejam vistos de maneira clara no palco.

Para o teatro pode ser uma luz geral ou pontual (também conhecida como seletiva), a primeira sendo usada de maneira mais ampla, enquanto a segunda  demarca objetos no espaço.

A iluminação pontual permite criação de padrões estéticos de forma muito mais dramática. Estas também auxiliam a criação de dramaticidade nos objetos tridimensionais, dependendo é claro dos ângulos, direções, intensidades, etc.



Apresentações musicais

Quando falamos de apresentações musicais pode abranger desde orquestras à shows. Para apresentações orquestrais é necessário ter um cuidado especial de lembrar que os artistas necessitam ler as partituras.  Para esse tipo de evento, o ideal é se utilizar de uma iluminação soft, ou seja, uma luz que não crie sombras definidas. Aqui também se exige luzes que incidiram diretamente nas partituras, tomando os devidos cuidados para que não crie reflexos que atrapalhe o desenvolvimento do espetáculo.

 

Para apresentações como shows e festas, a iluminação pode exercer um papel muito mais performático e atmosférico. Aqui você pode usar a sua imaginação para criar um  evento inesquecível. O uso de painéis de LED são uma boa estratégia para criar movimento e gerar impacto no seu evento. É claro que isso irá depender do estilo musical que está sendo apresentado, a coordenação de luz e som é essencial para um efeito incrível.

 

Iluminação